melhores produtos para tratar melasma

Resenha: Os Melhores Produtos para Melasma que já usei

Se você sofre com Melasma acompanhe este artigo até o final.

Meninas, quem me segue no Instagram sabe da luta que foi cuidar da minha pele no pós-parto, pois a pele do meu rosto se encheu de melasma… E aí começou a minha busca por produtos que resolvessem o problema.

Inicialmente eu busquei um dermatologista e ele me indicou hidroquinona para uso contínuo, mas o melasma só aumentava e dava efeito rebote. Então eu decidi pesquisar por conta própria as causas do melasma e as principais soluções.

Usei de tudo, desde produtos naturais (óleo de rosa mosqueta e pó de dolomita) até cosméticos famosos, e hoje eu venho trazer a lista dos melhores produtos que usei e que de fato me trouxeram resultados satisfatórios.

depois de usar muitos produtos e pesquisar bastante sobre o assunto eu cheguei a conclusão de que melasma não se trata com apenas um produto, mas sim com ESTRATÉGIA.

Lembrando que eu não sou médica dermatologista, e por isso minha resenha se baseia apenas na minha experiência pessoal. Minhas recomendações são todas de cosméticos e não devem substituir uma avaliação médica ok?

Dito isto vamos para a resenha:

Como Atuam os Clareadores de Pele

É preciso entender que existem 3 tipos de clareadores de pele, e cada um deles tem uma função específica no tratamento das manchas, e é necessário combinar os 3 tipos para se ter um resultado eficiente. E também entender que nossos HÁBITOS influenciam demais no resultado do tratamento.

Eu acho muito importante começar essa resenha fazendo com que você entenda o mecanismo de produção de mancha lá dentro da sua pele. Então eu vou dar um exemplo para facilitar:

Imagine uma parede manchada de mofo devido à um vazamento:

melhores produtos para mancha de melasma

a causa dessa mancha é um cano que está rachado, e que por isso libera água aos poucos no interior da parede e com o tempo se forma o mofo na parte exterior.

Com a nossa pele acontece a mesma coisa, a mancha se encontra na camada mais superficial da pele, porém o problema começou lá dentro na parte interna, como gotinhas de pigmento que estão sendo produzidas lá dentro até chegarem na parte externa onde se forma o melasma.

Agora eu vou te perguntar: Se nessa parede manchada eu simplesmente lixar para tirar a tintura velha e pintar novamente eu terei resolvido o problema?

NÃO. Eu não resolvi o problema, pois se eu não tratar a causa da mancha (vazamento interno) em breve a parede estará toda manchada novamente.

cara de espanto 08

E assim como no exemplo da parede a primeira coisa a se fazer é fechar a válvula do cano furado, associando novamente com a nossa pele, o primeiro tipo de clareador desta resenha tem essa função de “fechar o registro de água”… Trata-se do PROTETOR SOLAR.


1º Tipo de Clareador da Pele

Sim, todo protetor solar é um clareador de manchas em potencial. Pois ele bloqueia a ação danosa dos raios UV que atingem a pele de forma constante, assim como o vazamento do cano que causa a mancha na parede.

Então se você não adquirir o HÁBITO de usar protetor solar diariamente nem adianta você saber quais são os outros dois tipos de clareadores, pois o “vazamento” continuará e todos os seus esforços terão sido em vão.

Dito isto, vamos para o 2º Tipo de Clareador:


2º Tipo de Clareador de Pele

Agora que já fechamos o “registro” e acabamos com o fluxo de água vazando, temos que ir na fonte do problema e vedar o buraco da tubulação correto?

Essa é a função do segundo tipo de clareador: cessar a formação do pigmento.

São produtos que contém ingredientes que: impedem a formação interna do pigmento ou impedem que esse pigmento chegue até a camada externa da pele. Mas antes a gente precisa entender o processo de formação de pigmentos na pele.

Vamos pensar no melanócito, a célula responsável pela produção de melanina (pigmento da pele):

Melasma02
célula de melanócito

O processo de produção de melanina só é possível por causa da enzima tirosinase, e temos que buscar ingredientes que atuam na inibição dessa enzima, impedindo a criação da pigmentação (ou impedindo que ela chegue até a camada mais externa da pele causando a mancha).

Ou seja, quando você inibe a produção dessa enzima você interrompe a produção do pigmento (mancha) na origem do problema.

Além de impedir a produção do pigmento, também é importante diminuir a inflamação causada pelos raios UV, utilizando para isso os antioxidantes, pois a melanina só é produzida na pele como meio de defesa do organismo contra a inflamação da radiação UV.

Com isso em mente, podemos montar uma estratégia que combine vários ingredientes inibidores de tirosinase e antioxidantes, e para isso vamos procurar produtos que contenham os seguintes ingredientes:

  • Ácido Ascórbico (Vitamina C)
  • Ácido kojico
  • Alfa-Arbutin
  • Resorcinol
  • Ácido Tranexâmico
  • Thiamidol
  • Cisteamina

Para facilitar sua pesquisa, eu selecionei alguns produtos que eu mesma já usei e que gostei bastante:

1. Sérum Facial Vitamina C da Eucerin

Eu usei 3 marcas diferentes de vitamina C, mas esse foi o que eu mais gostei. Ele tem o antioxidante indispensável para diminuir a inflamação causada pela radiação UV.

2. Eucerin Anti-Pigment Noite

A linha Anti-pigment da Eucerin contém Thiamidol que atua na inibição da tirosinase. Existem 3 versões: Noite, Dia e Dual. Eu utilizei apenas o Noite e gostei bastante, super recomendo.

3. Theraskin Klassis TX

Este eu usei associado com uma vitamina C oral da mesma marca, e achei que a associação fez muito bem pra minha pele.

Eu recomendo que você utilize o Sérum Facial Vitamina C (antioxidante) em associação com o Anti-Pigment Noite ou Klassis TX (inibidores da tirosinase).

Você também pode buscar outras alternativas que contenham os ingredientes citados acima. Mas esses produtos foram os que me trouxeram melhores resultados, por isso a indicação

Todos esses produtos citados a cima podem ser usados em associação com os produtos da 3ª classe, pois são produtos de ação leve (não sensibilizam a pele) e a combinação dos ingredientes se complementam com a função da próxima classe.


3º Tipo de Clareador de Pele

Bem, voltando lá para nosso exemplo da parede, depois que você resolve o vazamento interno você deverá lixar para remover a mancha e pintar novamente a parede correto?

Trazendo o exemplo para a nossa pele, o terceiro tipo de clareador é responsável por retirar as células mortas da camada superficial da pele, e deixar a camada nova aparecer.

E os ingredientes que proporcionam isso são:

  • Ácido Glicólico
  • Ácido Mandélico
  • Ácido Lático
  • Retinol

Estes ingredientes geralmente estão em tônicos ou cosméticos com ação esfoliante.

As minhas recomendações são:

Ada Tina Glycolic K

Este sérum contém ácido glicólico e ácido kojico (ingrediente inibidor da tirosinase), o que é ótimo porque você consegue associar em um produto só duas funções. Gostei bastante dele apesar de ser um pouco mais caro.

Principia – Ácido Mandélico + Alfa-arbutin

Esta é uma opção mais barata, porém também muito boa, que contém Ácido Mandélico (ação esfoliante) e Alfa-arbutin (inibidor da tirosinase).

Você também pode explorar produtos que contenham os demais ingredientes que citei, mais uma vez esses foram os produtos que eu utilizei e me deram resultados satisfatórios.

MAS ATENÇÃO

Nem sempre quem tem melasma se dá bem com esse último grupo de clareador, pois a pele pode ter uma maior sensibilidade e ficar irritada com a ação dos ácido citados acima.

Por isso se você sentir a pele irritada ou avermelhada, não é legal que você use os produtos desse 3º grupo. Mas se você se dá bem com esses ingredientes pode usar a vontade.

lembrando sempre que o uso de um bom protetor solar é obrigatório, e o retoque também, senão você pode ter o efeito inverso, de piora das manchas ao invés da melhora.


E aí? gostou da resenha?

Deixa aqui em baixo seu comentário contando sua experiência com algum desses produtos, prometo ler e responder todos.

Fiquem com Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.